O Custo Unitário Básico deve ser calculado mensalmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil. Levando em conta uma série de fatores: lotes básicos de materiais, mão-de-obra e despesas administrativas. O resultado final é exposto em moeda nacional, calculado pelo valor de cada metro quadrado. Alguns materiais utilizados no lote básico de materiais é , vidro liso transparente 4 mm colocado com massa, esquadrias de correr de alumínio anodizado natural, azulejo branco 15 cm x 15 cm, Cimento CP-32 II, etc. O índice é calculado com base no padrão de acabamento, no tipo do imóvel. No Paraná, em maio o índice CUB CAL-8 foi calculado no valor de R$ 1.142,47.
O CUB serve como base de preço, o ideal é o construtor sempre realizar pesquisas de preços, visando qualidade, tanto da mão-de-obra, quanto dos produtos; não esquecendo da segurança contratual, principalmente na hora de receber os materiais.
Sabendo quanto custará a obra, a lei estabelece critérios para o adimplemento de ambos contratantes. Os critérios para o entrosamento do cronograma da obra com o pagamento das prestações, facultativamente, podem ser introduzidos nos contratos de incorporação, sob o regime de administração ou de empreitada, tendo em vista inclusive o prazo para entrega das obras e as condições e formas de sua eventual prorrogação.Os profissionais da construção civil que lidam diariamente com obras, consideram que este índice (CUB) é calculado acima do valor real.
